Inglês
  • Incontinência Urinária: Como se Livrar Desse Constrangimento
    Incontinência Urinária: Como se Livrar Desse Constrangimento

    Uma em cada três mulheres sofre algum tipo de disfunção do assoalho pélvico. A mais comum delas é a incon...

  • Contorno Corporal Composto
    Contorno Corporal Composto

    Estudos sobre as cirurgias do contorno corporal mostram satisfação do paci...

  • Novos Procedimentos a Laser e Sem Riscos
    Novos Procedimentos a Laser e Sem Riscos

    Você conhece o Fraxel laser para remoção de manchas e rugas? Como o próprio nome já diz,...

  • Priapismo
    Priapismo

    A ereção peniana ocorre automaticamente na fase REM (Rapid Eye Movement - movimento ocular...

  • Rejuvenescimento Sem Cirurgia
    Rejuvenescimento Sem Cirurgia

    A busca pela beleza e pelo rejuvenescimento faz parte da vida das pessoas. O descobrimento de novas soluções, a evol...

  • Células tronco: Milagre ou Evolução
    Células tronco: Milagre ou Evolução

    As células tronco são células progenitoras teciduais ainda jovens que podem se transformar em qualquer tipo de célula, ...

  • Cirurgia Corretiva: Simples e Efetiva
    Cirurgia Corretiva: Simples e Efetiva

    Incontinência Urinária, uma vez que é um problema mecânico, a cirurgia corretiva é feita atrav&ea...

  • Síndrome de Poland
    Síndrome de Poland

    Nós apresentamos um caso de seroma atrasado com formação de cápsula fibrosa após a inserç...

  • Plástica em Adolescentes
    Plástica em Adolescentes

    A cirurgia plástica alcançou um papel importante nestes tempos modernos, em que beleza é confundida com perfeiçã...

  • Mamoplastia de Aumento por via Transaxilar
    Mamoplastia de Aumento por via Transaxilar

    Mamoplastia de aumento por via transaxilar Durante as últimas d&ea...

 



Atendimento Online:
My status

Tratamento para Vitiligo

>> Clique aqui e procure por um especialista em Tratamento para Vitiligo<<

Tratamento para Vitiligo

Vitiligo é uma doença causada por um problema de pigmentação, no qual os melanócitos (as células que fazem o pigmento) na pele são destruídos. Como resultado, manchas brancas aparecem na pele em diferentes partes do corpo, assim como nas mucosas e na retina. Além disso, os pelos que nascem em áreas afetadas pelo vitiligo tornam-se brancos às vezes.

A causa do vitiligo é desconhecida, mas médicos e pesquisadores têm diversas teorias diferentes. Existem fortes evidências que pessoas com vitiligo possuem um grupo de três genes que as fazem suscetíveis à despigmentação.

A ideia mais aceita é de que a despigmentação ocorre porque o vitiligo é uma doença autoimune – uma doença na qual o sistema imunológico reage contra os próprios órgãos e tecidos. Uma outra teoria é que os melanócitos se autodestroem.

Segundo algumas pessoas, foram acontecimento como queimaduras de sol ou até mesmo estresse emocional que iniciaram o vitiligo, no entanto, não há comprovação científica da ligação dessas situações com o vitiligo.

Quais os sintomas do vitiligo?

Pessoas que desenvolvem vitiligo normalmente percebem primeiro manchas brancas (despigmentação) em sua pele. Essas manchas são mais comuns em locais que ficam expostos ao sol, como as mãos, pés, braços, rosto e lábios, por exemplo. Outras áreas em que o surgimento do vitiligo é comum são axilas e virilha, ao redor da boca, olhos, narinas, umbigo, genitais e ânus.

O vitiligo normalmente aparece em três padrões diferentes:

O primeiro é o mais brando, no qual a despigmentação é limitada a uma ou apenas algumas áreas do corpo.

O segundo, que apresenta o surgimento considerável de manchas em apenas um dos lados do corpo.

E o terceiro, no qual a despigmentação ocorre simetricamente em ambos os lados do corpo.

Além de manchas brancas na pele, indivíduos acometidos pelo vitiligo podem desenvolver cabelos brancos de forma prematura, na cabeça, cílios, sobrancelhas e barba, enquanto pessoas de pele mais escura podem apresentar uma perda de cor na mucosa no interior da boca.

Será que as manchas brancas irão se espalhar?

Quando é limitado a apenas uma parte ou um lado do corpo, permanecerá localizado naquela área e não irá espalhar, o que reduz a necessidade do tratamento do vitiligo.

No entanto, não há nenhuma forma de prever se o vitiligo mais agressivo, que surge simetricamente nos dois lados do corpo, irá se espalhar. Em algumas pessoas, as manchas brancas não se espalham, novamente reduzindo a necessidade do tratamento do vitiligo.

Normalmente, o vitiligo é uma condição que se desenvolve progressivamente, e em muitos casos as manchas brancas se espalharão por outras partes do corpo, tornando importante o tratamento do vitiligo por razões estéticas.

Em algumas indivíduos, ele se espalha lentamente, ao longo de muitos anos, mas em outros, a doença se propaga rapidamente, tornando mais urgente a necessidade do tratamento do vitiligo. Algumas pessoas disseram que a despigmentação ocorreu de forma acelerada após períodos de estresse físico ou emocional.

Que opções de tratamento do vitiligo estão disponíveis?

O principal objetivo no tratamento do vitiligo é melhorar a aparência da pele. Costuma ser bastante demorado, podendo levar de 6 a 18 meses para atingir resultados satisfatórios.

A escolha do tratamento de vitiligo a ser seguido depende do número de manchas brancas, assim como seu tamanho, localização e do nível de propagação da doença, além, é claro, da preferência do paciente.

Cada paciente responde de forma diferente à terapia, e um determinado tratamento pode não funcionar para todos. Atualmente, as opções para tratamento do vitiligo incluem medicação, cirurgia e terapias secundárias (utilizada em conjunto com cirurgia ou tratamentos médicos)

Diversas terapias médicas, a maioria das quais é realizada topicamente, podem realizar o tratamento do vitiligo, melhorando sua aparência.

Corticoide Tópico

Pomadas com corticoide podem ajudar no tratamento do vitiligo, fazendo a repigmentação das manchas brancas, especialmente se forem aplicadas nos primeiros estágios da doença. A pomada deve ser aplicada nas manchas brancas da pele por pelo menos três meses antes de apresentar qualquer resultado.

Pomadas com corticoide são o mais simples e seguro tratamento do vitiligo, mas não são tão efetivos quanto a fototerapia com psoralenos. No entanto, essas pomadas também podem causar efeitos colaterais, como estrias, por exemplo, mais comuns em áreas de pele fina, como a face ou as axilas.

Fototerapia com psoralenos

Esse é atualmente o mais efetivo tratamento do vitiligo disponível. No entanto, consome bastante tempo e deve ser feito com bastante cuidado para que não ocorram efeitos colaterais, que podem ser severos em alguns casos.

Os psoralenos contém substâncias que reagem com a luz ultravioleta causando o escurecimento da pele, e podem ser tomados via oral, ou aplicados diretamente à pele, topicamente. A seguir, expõe-se o local à luz do sol ou à ultravioleta A, utilizando-se uma lâmpada especial.

Despigmentação

Esse tratamento do vitiligo envolve o esbranquecimento do resto da pele do corpo, para que fique igual às áreas que já estão brancas. Para pessoas que tem vitiligo em mais de 50% do seu corpo esse pode ser o melhor tratamento.

Os pacientes aplicam o éter monobenzil da hidroquinona duas vezes ao dia às áreas pigmentadas até que elas fiquem iguais às áreas despigmentadas. É necessário evitar contato com a pele de outras pessoas por pelo menos duas horas após a aplicação do remédio, porque ele pode passar para a pele da outra pessoa, causando-a despigmentação.

O principal efeito colateral da despigmentação para tratamento do vitiligo é inflamação da pele, que fica vermelha e inchada. O paciente pode sentir coceiras ou secura excessiva da pele.

A despigmentação tende a ser permanente e sua reversão é difícil. Além disso, a pessoa que realiza esse tratamento do vitiligo será sempre mais sensível à luz do sol do que o normal.

Terapias Cirúrgicas

As terapias cirúrgicas para tratamento do vitiligo apenas devem ser consideradas após todas as outras possibilidades serem tentadas, pois são demoradas e caras, e muitas vezes não são pagas pelo plano de saúde.

São apropriadas apenas para alguns pacientes, que possuem o vitiligo em condição estável por pelo menos três anos.

Enxertos autólogos de pele

Neste tratamento do vitiligo, o médico remove a pele de uma parte do corpo na qual a pele é normal, pigmentada, e a coloca nos trechos despigmentados da pele. Esse tipo de enxerto de pele é normalmente utilizado em pacientes com pequenas manchas de vitiligo.

Diversas complicações podem ocorrer devido ao enxerto de pele para tratamento do vitiligo. Infecções, cicatrizes e mesmo uma repigmentação mal sucedidas podem acontecer. Esse tratamento é demorado e caro, e muitas pessoas não o consideram eficiente.

Enxertos de pele utilizando-se bolhas

Nesse tratamento do vitiligo, o médico cria bolhas na pele normal utilizando calor, sucção ou frio. O topo das bolhas é então cortado e transplantado para as áreas despigmentadas. Os riscos desse procedimento incluem cicatrizes e falta de repigmentação, apesar que os riscos do desenvolvimento de cicatrizes por esse procedimento é menor do que com outros tipos de enxertos.

Micropigmentação (tatuagem)

Esse tratamento do vitiligo envolve o implante de pigmento na pele através de um instrumento cirúrgico especial. Funciona melhor na área dos lábios, especialmente em pessoas de pele escura.

No entanto, é difícil conseguir que a cor da pele tratada fique exatamente igual ao da pele ao redor. A área tatuada não irá mudar de cor quando exposta ao sol, apesar que a pele normal irá. Portanto, mesmo que as áreas tatuadas fiquem com a cor exata inicialmente, isso pode mudar.

Além disso, a tatuagem tende a perder um pouco de cor com o passar do tempo, e também, quando realizado nos lábios, pode levar a surto de bolhas causado pelo vírus da herpes símplex.

Transplante autólogo de melanócitos

Nesse procedimento para tratamento do vitiligo, o médico pega uma amostra da pele pigmentada normal e a leva para uma cultura de células no laboratório, a fim de cultivar melanócitos.

Quando os melanócitos na cultura tiverem se multiplicado, o médico irá transplantá-los para as manchas brancas e despigmentadas da pele do paciente. Esse tratamento do vitiligo é experimental e impraticável para a rotina de pessoas com vitiligo, além disso é muito caro, e seus efeitos colaterais são desconhecidos.

 


Encontre seu especialista para Tratamento para Vitiligo agora...

[ voltar ]

Cirurgia-Plástica-Brasil Contato | Aviso Legal | Política de Privacidade | Termos de Serviços | Links | ©2007 - 2011 Cirurgia-Plástica-Brasil