Inglês
  • Cirurgia Corretiva: Simples e Efetiva
    Cirurgia Corretiva: Simples e Efetiva

    Incontinência Urinária, uma vez que é um problema mecânico, a cirurgia corretiva é feita atrav&ea...

  • Infecção Após o Aumento da Mama
    Infecção Após o Aumento da Mama

    Infecção mámaria: a raridade dos casosInfec&cc...

  • Outros Tipos de Incontinência: Incontinência de Urgência
    Outros Tipos de Incontinência: Incontinência de Urgência

    Os demais tipos de incontinência apresentam diagnósticos e tratamentos diferenciados, que variam de paciente para pac...

  • Contorno Corporal Composto
    Contorno Corporal Composto

    Estudos sobre as cirurgias do contorno corporal mostram satisfação do paci...

  • Implante Peitoral Masculino: Acesso e Procedimento
    Implante Peitoral Masculino: Acesso e Procedimento

    Estudos mostram o sucesso do implante peitoral masculinoOs autores apresent...

  • Lipoenxertia Glútea e de Membros Inferiores
    Lipoenxertia Glútea e de Membros Inferiores

    Este artigo apresenta a experiência do autor sênior em lipoenxertia para o tratamento das deformidades do contorno das nádegas e...

  • O Que a Cirurgia Plástica Pode Fazer Por Você
    O Que a Cirurgia Plástica Pode Fazer Por Você

    Esta obra elaborada pelo dr. Rodrigo Mangaravite, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, reflete sua preocupação...

  • Plástica em Adolescentes
    Plástica em Adolescentes

    A cirurgia plástica alcançou um papel importante nestes tempos modernos, em que beleza é confundida com perfeiçã...

  • Umbigo Triste: Prevenção e Tratamento
    Umbigo Triste: Prevenção e Tratamento

    Embora o umbigo seja uma cicatriz sem função, ele representa um marco importante e agradável. Qualquer grau d...

  • Novos Procedimentos a Laser e Sem Riscos
    Novos Procedimentos a Laser e Sem Riscos

    Você conhece o Fraxel laser para remoção de manchas e rugas? Como o próprio nome já diz,...

 



Atendimento Online:
My status

Tratamento de canal - Endodontia

>> Clique aqui e procure por um especialista em tratamento de canal <<

Tratamento de canal - Endodontia

O tratamento de canal consiste na retirada e limpeza do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente. Se esse tecido foi danificado, infeccionado ou morto, ele precisa ser removido e substituído por um material obturador que veda e fecha o dente.

O tratamento endodôntico normalmente é realizado em uma única sessão, se não houver intercorrencia durante o procedimento. Neste tratamento é utilizado instrumentos rotatórios e localizador apical.

Durante as primeiras 48 horas o dente tratado pode ficar um pouco dolorido logo apos terminar o efeito do anestésico. Essa dor pode ser resolvida pela ingestão de analgésicos.

Sintomas de polpa inflamada

O sintoma mais comum é a dor de dente, o dente começa a doer sem estímulos, de forma latejante não muito bem localizada e que aumente com o calor. Nesse caso a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve.

Quando a polpa do dente já está comprometida, a dor é bem localizada, e quando você mastiga você sente dor. Outro sintoma comum e que quando você abaixa a cabeça tem-se a sensação de que o dente esta pesado.

Quando um dente necessita de tratamento de canal?

De modo geral, o tratamento de canal é indicado em duas situações: 1) quando a polpa vital se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival etc; ou 2) quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da membrana periodontal e do osso de modo assintomático (granulomas e cistos) ou com dor (abscesso).

O dente que apresenta tratamento de canal é considerado um dente morto?

Não, pois embora o dente não contenha mais a estrutura vital no seu interior (a polpa), o dente é envolvido em toda a sua superfície externa por um ligamento vivo (membrana periodontal), permitindo que esse elemento dental continue a executar suas funções normais sem nenhum prejuízo.

O tratamento de canal enfraquece os dentes?

O que causa enfraquecimento do dente é a perda da estrutura dental causada geralmente pela  cárieque, por sua vez, leva o dente a necessitar do tratamento de canal.

Quantas sessões são necessárias para realização do tratamento de canal?

Se o profissional tiver experiência e habilidade suficientes, pode realizar o tratamento de canal em apenas uma sessão, especialmente se o dente não estiver infectado (se não houver presença de bactérias no canal). Na presença de pus, hemorragia persistente, tumefação ou em retratamentos e casos especiais, os tratamentos de canal podem ser realizados em sessões múltiplas.

Por que algumas vezes é necessário realizar o retratamento do canal?

Quando o tratamento de canal anterior não foi bem executado por algum motivo (dificuldades anatômicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados etc., ou quando o dente não foi devidamente restaurado, pode ocorrer a recontaminação do canal pelas bactérias presentes na saliva, levando à necessidade de retratamento.

[ voltar ]

Cirurgia-Plástica-Brasil Contato | Aviso Legal | Política de Privacidade | Termos de Serviços | Links | ©2007 - 2011 Cirurgia-Plástica-Brasil